PESQUISA E ENSINO – o papel da AFIP

A AFIP começou por aqui: Pesquisa e Ensino, com a proposta de trazer o conhecimento científico de forma prática para a vida. Durante mais de três décadas, a instituição acumulou diversas conquistas como:

 

  • o levantamento e disseminação de informações sobre drogas

 

  • a capacitação dos profissionais de saúde na detecção e prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas

 

  • o tratamento de pacientes com lesões neurológicas e disfunções cognitivas

 

  • o fornecimento de estrutura para as mais variadas pesquisas

 

  • a melhoria da qualidade do sono da população

 

  • a validação da eficácia de técnicas de meditação para melhoria da qualidade de vida

As teses de mestrado, doutorado e pós-doutorado e os trabalhos científicos desenvolvidos ao longo de sua existência são referência no Brasil e no exterior, graças à dedicação e constante atualização das equipes envolvidas. Um ciclo virtuoso, que garante a integração e repasse do conhecimento científico às áreas de Relevância Social e de Serviços, que completam o tripé de atuação da AFIP.

Institutos de Pesquisa e Ensino apoiados pela AFIP

AFIP apoia o CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas – que se destaca por sua liderança em realizar levantamentos epidemiológicos de consumo de drogas no Brasil. Além das pesquisas, também capacita profissionais da área da saúde por meio de cursos e reuniões. Tem em seu banco de dados mais de 4 mil trabalhos científicos brasileiros sobre drogas. É uma referência mundial.

+55 11 2149-0155
Rua Napoleão de Barros, 925

Vila Clementino

São Paulo – SP

O CPN – Centro Paulista de Neuropsicologia – foi criado em 1998 com o objetivo de estudar o funcionamento do cérebro humano e tratar pacientes com lesões neurológicas e disfunções cognitivas. Com cerca de 50 profissionais, realiza pesquisas e desenvolve modelos de atendimento divulgados através de cursos e treinamentos para capacitação de profissionais de educação e saúde. Está dividido em três setores, de acordo com a área de atuação: NANI – Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil InterdisciplinarREAB – Serviços de Reabilitação Neuropsicológica de AdultosSARI – Serviço de Atendimento e Reabilitação do Idoso.

+55 11 5549-8476

+55 11 5549-6899

  Rua Embaú, 54

Vila Clementino

São Paulo – SP

O CPP – Centro de Pesquisa em Psicobiologia – é um complexo logístico de pesquisa e ensino multidisciplinar criado na década de 1970. Alguns dos núcleos da AFIP nasceram aqui. Depois de amadurecerem seus processos e estrutura, ganharam vida própria. Estudos nas áreas de Psicobiologia, Sono, Drogas e Farmacologia são desenvolvidos aqui. Funcionando também como uma agência de fomento à pesquisa, o Centro conta com laboratórios, consultórios, biotérios, equipamentos e biblioteca próprios.

+55 11 2149-0155
Rua Napoleão de Barros, 925
Vila Clementino
São Paulo – SP

Centro de referência mundial em pesquisa, diagnóstico e tratamento, o Instituto do Sono da AFIP é pioneiro no Brasil. Desde a sua fundação, em 1992, realiza investigações multidisciplinares, além de identificar e tratar os distúrbios do sono que acometem a população. É um dos maiores laboratórios em funcionamento no mundo e conta com um relevante e diversificado grupo de pesquisadores nacionais e internacionais. Foi responsável pela condução do mais completo estudo epidemiológico sobre distúrbios do sono já realizado (EPISONO), tendo sido o único a monitorar em laboratório uma amostra representativa da população. É também centro de excelência em capacitação e aperfeiçoamento profissional.

+55 11 5908-7070
Rua Marselhesa, 500

Vila Clementino

São Paulo – SP

A UDED – Unidade de Dependência de Drogas – foi um dos primeiros setores de pesquisa da UNIFESP apoiados pela AFIP. A pesquisa de vanguarda e sua disseminação, o atendimento especializado e a formação de recursos humanos constituem a missão da UDED. Em parceria com a Senad (Secretaria Nacional de Política sobre Drogas), a equipe capacitou mais de 15 mil profissionais de saúde e 5 mil lideranças comunitárias e religiosas na detecção do uso de drogas e em técnicas de intervenção breve.

+55 11 5549-2500
Rua Napoleão de Barros, 1038

Vila Clementino

São Paulo – SP

Com uma equipe composta por médicos e psicólogos, o IBMC – Instituto Brasileiro de Medicina Comportamental – realiza pesquisas sobre a aplicação de técnicas de terapia cognitivo-comportamental, hipnose e biofeedback, assim como sobre gestão de vida para a promoção de bem-estar. Foi pioneiro no estudo científico da meditação no Brasil, comprovando os benefícios desta prática e aplicando-a ao gerenciamento e controle do estresse. As técnicas e os protocolos desenvolvidos por seus pesquisadores são reconhecidos em todo o mundo. O IBMC oferece ainda atendimento gratuito para casos como os transtornos de humor e de ansiedade.

+55 11 5082-2382
Rua Três de Maio, 249

Vila Clementino

São Paulo – SP