Página Principal  | Medicina Diagnóstica  | Webmail  | Mapa do Site  | Contato  | English version
  Página Principal
  Institucional
  Medicina Diagnóstica
  Pesquisa & Ensino
  Relevância Social
  Serviços
  Recursos Humanos
  Contato


Instituto do Sono

O Instituto do Sono é referência mundial em diagnósticos e pesquisas de distúrbios de sono. Desde sua fundação em 1992 por médicos, professores universitários, o Instituto do Sono tem três principais missões:

1. Realizar pesquisas pioneiras, procurando compreender os mecanismos básicos do sono e suas possíveis aplicações na área clínica (diagnóstico).
2. Fazer diagnóstico dos principais distúrbios de sono atendendo a pacientes do SUS, particulares e associados a convênios médicos.
3. Formar profissionais especializados por meio de cursos.

Pesquisas Científicas

A linha de pesquisa desenvolvida no final da década de 1970 deu origem a um grupo de pesquisadores que se dedicam a investigações do sono. Inicialmente, foram explorados os efeitos da Privação de Sono Paradoxal (ou REM, do inglês rapid eye movements) em animais, o que abriu espaço para esse grupo no cenário científico mundial.

No início da década de 1990 foi fundado o Instituto do Sono, hoje envolvido com várias atividades, englobando pesquisa, ensino em sono (especializações, graduação e pós-graduação) e serviços na área de diagnóstico de distúrbios de sono.

A pesquisa científica é a principal linha de atuação das atividades do Instituto do Sono. São realizados hoje trabalhos que exploram os mecanismos básicos do sono e suas possíveis aplicações na área clínica (diagnóstico e tratamento), bem como pesquisas clínicas procurando investigar a regulação do sono em humanos e os mais eficazes tipos de tratamento para os diversos distúrbios de sono.

Em 2000 o Instituto do Sono passou a integrar um dos programas de fomento à pesquisa "Centros de Pesquisa, Expansão e Difusão" (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP). Esse financiamento foi renovado no ano de 2005 por um período de mais 5 anos.

O Cepid/Sono tem como missão primordial desenvolver pesquisa multidisciplinar na área de sono e desenvolver mecanismos efetivos de transferência de conhecimento para a sociedade.

Entre os aspectos inovadores dos Cepids salienta-se o componente educacional. Além de desenvolver os programas usuais de iniciação científica e de pós-graduação, cumpre também aos centros realizar atividades de extensão na área de educação básica, tais como iniciação científica para alunos e professores de segundo grau, treinamento de professores e cursos de difusão científica. Essas atividades, além de seu valor intrínseco, visam contribuir para o desenvolvimento de uma cultura onde o pesquisador se sinta co-responsável pela educação básica no país.

Outro aspecto importante desenvolvido pelo CEPID/Sono foi a contribuição e participação de seus membros junto à câmara temática de saúde e meio ambiente (CTSMA) do conselho nacional de trânsito (CONTRAN) que culminou na elaboração da resolução 267 do CONTRAN, a qual altera e inclui avaliações médicas e psicológicas para a obtenção da carteira nacional de habilitação (CNH). Entre os pontos importantes dessa nova resolução está a inclusão da avaliação dos distúrbios de sono para motoristas com carteira nacional de habilitação C, D e E. Isso é de suma importância, pois se estima que de 27% a 32% dos acidentes de trânsito e de 17% a 19% dos mortos no trânsito são provocados por sonolência/cochilo do condutor enquanto dirige, que pode ser originado por privação ou algum distúrbio de sono, fadiga, excesso de jornada de trabalho e/ou alteração do ciclo claro-escuro.

Rua Marselhesa, 500 - Vila Clementino
São Paulo SP, Brasil - Cep: 04020-060
Telefone: +55 (11) 5908-7070

  • http://www.sono.org.br
  •